sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Algumas técnicas de lançamento de Tarot

Depois de baralhar as cartas a tarefa seguinte é trabalhar a leitura. Apresento de seguida algumas técnicas simples mais básicas. Existem tantas formas de leitura quantas se quiserem criar. Existem também conjugações de diferentes técnicas enriquecendo a leitura. De todo o modo recomendo um pequeno número de cartas para começar a ler e ir aprofundando o significado das cartas. Quanto maior o número de cartas na mesa, maior a dispersão e menos profunda pode ser a leitura de uma carta em específico. Ficam as minhas recomenndações de lançamentos simples:

1 - Lançamento de uma carta
Este é um lançamento simples, muito usado para se ver a carta em que se medita no dia. É uma forma de se poder familiarizar com as cartas e poder sentir-se uma ligação profunca com elas.
Apenas tem de se tirar uma carta do baralho e colocá-la no meio da mesa não virada. Observa-se a parte de trás da lâmina antes de a virar e ver o resultado.
No caso de se fazer o lançamento da carta ao início do dia, o resultado segue para o diz corrente. se for feito à noite, para o dia seguinte.

Lançamento de três cartas. Tarot Herbal
2 - Lançamento de três cartas
Tiram-se três cartas colocadas uma ao lado da outra. A primeira mais à esquerda significa o passado, a segunda o presente e a terceira o passado. São colocadas em linha como é a linha do tempo.
Este é um lançamento é dos mais práticos dos lançamentos básicos para resposta a uma pergunta concreta. Podem usar-se os Arcanos Maiores ou todas as cartas.


Lancamento em cruz simples. Tarot Tongo.
3 - Lançamento em cruz
Retiram-se cinco cartas. A primeira a meio mais à esquera que é a posição do favorável. A segunda na mesma linha mais à direita a posição das oposições. A terceira é colocada a meio das anteriores mais acima que é a base ou passado. A quarta é colocada na linha vertical da carta anterior abaixo do eixo das duas primeiras, é a resposta à pergunta. A quinta é colocada a meio de todas as anteriores é o resumo das anteriores, ou seja, o processo.
Existem duas versões para este lançamento. A primeira utiliza a quinta carta que está no cimo do baralho. A segunda versão utiliza a soma do número das quatro primeiras cartas. Se o número obtido for superior a 22 somam-se os algarismos desse resultado até dar um resultado até 22, o resultado define o Arcano Maior que fica no centro.
Para este lançamento simples é comum utilizar-se apenas os Arcanos Maiores.

Muitos outros lançamentos simples existem. Nestes lançamentos simples, as respostas são simples. Em geral usam apenas os Arcanos Maiores mas são muito úteis para perguntas simples e para um familiarizar com as cartas.
No caso de se utilizarem os Arcanos Menores nestes lançamentos, a minha experiência deixou-me a impressão que as respostas não são muito satisfatórias.
Depois de apresentar cada uma das cartas vou apresentar lançamentos mais elaborados e que permitem leituras mais extensas como a roda das 12 casas (ou Roda do Zodíaco) e lançamento da cruz celta.

Sem comentários:

Enviar um comentário