sábado, 18 de janeiro de 2014

XXI - O Mundo

Dentro de uma grinalda em forma de amêndoa (ou mandorla) está uma personagem despida. Só um pequeno véu lhe cai do ombro esquerdo de cor vermelha. Na mão desse mesmo lado segura uma baqueta dupla. Na outra mão leva um objecto que parece conter um segredo no interior. Esta é a carta da concretização.
A personagem não indica qual o sexo que tem, é-nos ocultado, mas tem seios e tem uma cara masculina. Possivelmente será o ser andrógino na sua representação mais sublime.
Existe uma sugestão de a personagem estar em pose de dança. A dança de celebração da vida.
A grinalda é feita por folhas simples cuja cor varia. Na edição que está à direita todas as folhas são azuis, simbolo da eternidade alcançada. Nas extremidades da mandorla estão duas cordas cruzadas em X de cor amarela.
Em redor da carta aparecem quatro animais. Estes são a representação tradicional dos quatro evangelistas: o anjo, a águia, o leão e o touro.
A águia está a olhar para a esquerda e tem na cabeça uma auréola que passa o campo da carta. À sua esquerda está o anjo também aoreolado e que olha para baixo. Estes dois estão sobre nuvens de cor amarela.
Em baixo estão os outros dois animais. O leão é de cor amarela e olha de frente. O touro, que se assemelha mais a um cavalo é o único que não tem uma auréola ou que a mesma não está visível. A cor do corpo é cor de pele. O dorso destes dois animais é vermelho e tem em cima folhas de cor verde ou de cor semelhante à grinalda.

O Mundo. Lowbrow Tarot.
Em termos mentais a carta indica a conctetização de projetos. A recompensa de todos os esforços. A conclusão. A carta indica que a pessoa encontrou o seu ligar no mundo e está pronta para usufruir dele. A carta indica também que a pessoa tem de ter uma grande capacidade de decisão que pode ser importante a concretização desse mesmo projeto ou função. A carta indica todas as circunstâncias favoráveis para se avançar. A carta também indica grandes capacidades psíquicas e de mente e uma tendência para a perfeição.
A nível emocional existe uma elevação de sentimentos bem grande. Um grande espírito altruísta e de entrega aos outros sem sensualidade nem egoísmo. Conquista os outros por si mesmo sem necessidade de mais outros elementos. Existe um grande sentido de dever para com a humanidade. Existe uma inspiração bem grande para expansão de sentimentos ou de qualidades artísticas.
Na área física existe um reconhecimento de riqueza. Existe uma experiência sólida e madura que leva a um reconhecimento pelos outros das capacidades que a pessoa tem. A possibilidade de recolher o resultado de poupanças é agora vantajoso. Caso se pretenda fazer um  investimento o momento é seguro para as começar, mas não devendo levar em conta o que é sugerido mas a sua própria capacidade de decisão e de busca de informações sobre essas aplicações. Pela saúde existe um grande alívio de sintomas que pudessem ser desagradáveis.
Em caso de carta invertida um fracasso. Um obstáculo emotivo à realização de um projeto ou ação. A  carta pode também indicar um obstáculo enorme, ou um sacrifício por amor que o leva a um grande sentimento de perda. Indica um ambiente hostil, onde os outros estão contra a sua forma de agir, ou mesmo contra a sua pessoa. Pode também indicar uma incapacidade para a dispersão ou um revés na sorte ou saúde.

O Universo. Tarot de Thoth
Crowley chama a esta carta O Universo em vez de O Mundo e que sendo colocada no final da viagem dos Arcanos Maiores, é o complemento de O Louco. A letra Tau é a correspondente que junto de O Louco forma a palavra Essência. Enquanto que a primeira era o início, o nada; esta é o fim, o tudo. A letra Tau significa cruz, ou seja, a extensão.
A letra Tau está associada ao planeta Saturno que é o mais lento dos planetas. Em função desta imobilidade, associa-se o elemento Terra a esta carta.
Tal como a carta de O Louco é representada por um elemento masculino, esta é representado por um elemento feminino numa pose de êxtase, numa dança. A filha é colocada no trono da Mãe.
Nas suas mãos ela domina a irradiante força espiral, a activa e passiva, um sucedâneo da Grande Obra cumprida que é celebrada.
Nos quatro cantos estão os 4 Kerubim mostrando o estabelecimento do Universo.
Em redor da figura está uma elipse com 74 círculos para os quinários zodíacais.
Na parte de baixo da carta está representado o plano estrutural da casa da matéria mostrando os então 92 elementos químicos conhecidos em posição hierárquica.
No centro ao fundo uma roda de luz inicia a forma da Árvore da Vida.
A cor geral da carta indica a confusão e escuridão do mundo material.

Sem comentários:

Enviar um comentário