sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

XX - O Julgamento

Um anjo aparece na parte superior da carta a tocar uma trombeta. Está rodeado por nuvens. As nuvens são de cor azul. Delas saem vinte raios de cor amarela e vermelha.
Do que se vê do anjo, ele veste um corpete branco, uma veste de cor azul. A trombeta que ele segura é amarela e tem uma bandeira a meio que é uma cruz.
Dos raios saem 12 chamas de várias cores que se espalham por toda a terra. É o símbolo da redenção estendido a todos.
A paisagem ao fundo é de cores variadas, aparecendo também prados verdes. É a renovação da vida. A terra não é nunca amarela, mesmo estando em repouso, ela tem vida e produz vida. Não está parada.
O Anjo toca para três personagens que aparecem na parte inferior da carta. Os três estão despidos e parecem estar em postura de oração.
A personagem que se encontra ao centro está de costas parecendo sair de um túmulo. A cor da sua pele é azul, tal como a cor das nuvens. É a sublimação do corpo para a eternidade. O estabelecimento das coisas que ficam eternas. O seu cabelo está em forma de tonsura, símbolo de um compromisso com a divindade.
Da parte de fora do túmulo estão os outros dois personagens: um homem e uma mulher virados a três quartos para nós. Um deles olha o Anjo, o símbolo da divindade; ela olha o ser renascido. Eles são o princípio masculino e feminino, as duas facetas do ser humano que se unem para produzir o filho, o ser renascido.

O Julgamento. Gilded Tarot.
Em termos mentais esta é das cartas mais poderosas. Indica uma pessoa com tendência de superioridade ou que busca a superioridade. Indica uma revisão da consciência. A avaliação dos rumos da existência, o que verdadeiramente se pode tirar da viagem longa que começou com O Louco e está mesmo a terminar. Indica uma força em termos de ocultismo e de adivinhação. Indica que a pessoa em causa despertou para o seu verdadeiro sentido. O Julgamento indica que a pessoa presta contas do que aprendeu e assuntos do passado são actualizados para que ele possa seguir.
No campo emotivo a carta indica que a pessoa largou os sentimentos e apenas é movida pela devoção que tem aos seus princípios superiores. O exame de consciência é outro dos pontos que a pessoa em causa pode ter de realizar para poder saber em que linhas seguir o caminho. Este exame pode indicar uma maior fragilidade, mas que é apenas um teste para a concretização.
Pelo campo físico a pessoa tem todas as suas situações encaminhadas, não precisando de se preocupar no momento com elas porque a seu tempo darão frutos. Em termos de novos investimentos pode ser um ponto para pensar onde usar o dinheiro que se tem, mas não será o melhor momento para o aplicar. O importante é julgar as possibilidades na mão para se poder ter terreno seguro para situações futuras. Pela saúde não há que ter preocupações pois existe uma enchente de energia a fluir que pode ser captada para limpar as más energias do corpo. É também uma carta que sugere um reforço da limpeza do organismo em termos de toxinas.
Caso a carta esteja virada, o desafio é bem grande. As opções que se tomam podem estar sujeitas a um juízo errado e que como consequência ter-se-ão trabalhos maiores de futuro. Indica que a pessoa fez um juízo errado de si mesma e sofre as consequências de tal. Isto pode ser uma depressão no caso de a pessoa se depreciar, ou um ruir da fortaleza que se achava. A carta pode também indicar que a nível espiritual a pessoa pode passar por um momento de dúvida, pode indicar que a pessoa se veja demasiado envolvida pela sua inteligência a ponto de não dar azo ao intuitivo e, por esse motivo, se sobrestimar.

O Aeon. Tarot de Crowley.
Crowley afasta-se da carta tradicional e designa esta carta por Aeon. A carta representa a chegada do Novo Aeon.
Ao fundo da carta aparece Nuit que representa as possibilidades infinitas. O seu companheiro é Hadit como omnipresente e que é a única representação possível de realidade em termos filosóficos. Ele é representado por um globo de fogo como sendo a energia eterna. É alado como forma de demonstração de poder. Do casamento vem Hórus que aparece no centro do círculo de Nuit. Ele tem também um globo de energia eterna.
Na parte inferior da carta vê-se a letra Shin que representa esta carta. A letra lembra uma concheia tripla na qual estão três fetos. Estes três humanos participam do aparecimento do Novo Aeon e nascem para uma nova vida.
Por trás da letra aparece um símbolo do Signo Balança, que indica que o aparecimento deste Novo Aeon vem no seguimento do anterior e não como geração espontânea.
Toda a carta está envolvida com a ideia de útero, de nascimento, de nova vida. A própria imagem de Nuit lembra o endotélio de um útero e os três Yods onde estão os fetos lembram as placentas e os cordões umbilicais que as ligam à realidade divina mas que ainda estão num estádio primitivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário